12 Tribos

E ouvi o número dos que foram selados: 144.000 foram selados de cada tribo dos filhos de Israel. [Apocalipse 7:4]

Em todas as épocas, o reino de Deus tem sido composto por 12 tribos. No Antigo Testamento, Jacó recebeu o nome de 'Israel', que significa 'aquele que venceu' e as 12 tribos da Israel Física começaram. Jesus, que veio para a Judeia, venceu o mundo (Jo 16:33, Mt 4, Lc 4) e criou as 12 tribos da Israel Espiritual através dos 12 discípulos.
As 12 tribos que apareceram no Antigo Testamento e na Primeira Vinda aparecem novamente na Segunda Vinda, o tempo do Apocalipse. Em Apocalipse, 144.000 são colhidos no momento da colheita e selados com a Palavra. Os 144.000 são selados no Monte Sião de Apocalipse 14, e os 144.000 que são selados com a Palavra são chamados de primícias (Tg 1:18). Esses 144.000 selados constituem as 12 tribos.

As 12 tribos da Novo Israel Espiritual que Deus criou nunca existiram antes e fazem parte do verdadeiro reino de Deus.  Estas 12 tribos foram criadas seguindo os nomes das 12 tribos do Antigo Testamento e os nomes dos discípulos de Jesus.

No tempo do fim, aqueles que não fazem parte destas 12 tribos não pertencem ao reino ou ao povo de Deus. Assim, as 12 tribos do Novo Céu e Nova Terra estão trabalhando para a cura de todas as nações.

Eles são 1) aqueles nascidos da semente de Deus, 2) colhidos, 3) selados com Deus e o nome de Jesus, 4) não adicionaram ou subtraíram do Apocalipse, 5) parte das 12 tribos do novo reino prometido por Deus, 6) e registrado no Livro da Vida.

Quem são os membros das Doze Tribos?

O SIGNIFICADO DE ISRAEL

O nome Israel, que significa "vencedor" ou "vitorioso", foi atribuído ao neto de Abraão, Jacó, após sua luta com um anjo de Deus. Esse homem, Israel, foi abençoado com 12 filhos, que se tornaram os patriarcas das 12 tribos de Israel. Deus guiou os descendentes de Israel para a terra do Egito, onde foram submetidos à escravidão por 400 anos, cumprindo assim a promessa feita a Abraão. Quando o tempo determinado chegou, Deus escolheu Moisés para liderar Israel para fora do Egito. No Monte Sinai, Deus entregou a Lei ao povo e estabeleceu uma aliança com eles, na qual Israel se comprometeu a seguir a palavra de Deus e permanecer fiel a Ele.

Durante a liderança de Josué na entrada da Terra Prometida de Canaã, Deus instruiu Israel a evitar casamentos com os cananeus, pois Ele sabia que isso poderia desviar seus corações da adoração a Ele. No entanto, em um notável ato de desobediência, o Rei de Israel, Salomão, casou-se com centenas de mulheres gentias e começou a adorar seus deuses falsos (1 Reis 11). Ele chegou até mesmo a construir templos para esses deuses falsos em Jerusalém. Como resultado do afastamento das 12 tribos de Deus e da quebra da aliança, Deus os abandonou. Sem a proteção divina, o reino unido das 12 tribos se desintegrou e foi invadido. A Assíria conquistou o reino do norte de Israel, enquanto a Babilônia conquistou o reino do sul de Judá, ambos eventos decorrentes do afastamento das tribos de Israel de Deus.

ISRAEL ESPIRITUAL

NOVA ISRAEL ESPIRITUAL

Deus não desistiu de seu plano de estabelecer Seu reino na Terra. Ele falou através do profeta Jeremias sobre cortar os laços com Israel e Judá devido à infidelidade deles e prometeu uma nova aliança (Jeremias 3:8; 31:31-34). Seiscentos anos depois, Jesus nasceu em Belém. Ele inaugurou o novo reino de Deus e a nova aliança prometida, vencendo todos os desafios para se tornar o novo "Israel". Em vez de filhos físicos como Jacó, Jesus reuniu 12 discípulos para representar as 12 tribos de um reino espiritual de Israel. Isso significou uma nova aliança com os cristãos, não mais com a antiga nação física de Israel. Paulo explicou que agora, para ser considerado verdadeiramente parte de Israel, é necessário aceitar Jesus como cumprimento das promessas de Deus no Antigo Testamento. Aos olhos de Deus, os cristãos são os verdadeiros "judeus".

Para além de oferecer-se como sacrifício pelos pecados, Jesus tinha outra missão durante a sua primeira vinda: espalhar a palavra de Deus nos corações dos seus seguidores (Jeremias 31:27, Mateus 13:24). No entanto, tal como no passado, o diabo não permaneceu inativo; ele começou rapidamente a plantar sementes do mal – seus próprios ensinamentos falsos e mal-entendidos – nos corações dos seguidores de Jesus (Mateus 13:25). Isso levou à multiplicação das denominações cristãs que vemos hoje, cada uma com suas interpretações específicas da Bíblia. Consciente disso, Jesus profetizou uma colheita no fim dos tempos, quando reuniria todos os verdadeiros seguidores do reino dos céus para si (Mateus 13:37-39, 2 Tessalonicenses 2:1).

O livro do Apocalipse promete uma colheita de 144.000 primeiros frutos que estarão com o Cordeiro no Monte Sião (Apocalipse 14). Estes indivíduos, selados com a palavra revelada de Deus, são representantes de doze tribos (Apocalipse 7:4-8). Essas doze tribos constituem um novo povo de Deus, estabelecido nos últimos dias, quando um mensageiro prometido de Jesus surge para se tornar um novo Israel. Trabalhando com os anjos da colheita, este vencedor e aqueles que recebem sua palavra estão reunindo cada vez mais pessoas para se juntarem ao reino de Deus na Terra. Este reino é representado por Shincheonji, Igreja de Jesus – Templo do Tabernáculo do Testemunho. As doze tribos de Shincheonji foram estabelecidas em 14 de março de 1995, baseadas nos nomes dos doze discípulos de Jesus (Mateus 19:28). Embora cada tribo tenha sido fundada na Coreia do Sul, onde Shincheonji teve origem, elas agora estão espalhando a palavra revelada de Deus pelo mundo inteiro. É através dessas doze tribos que Deus e Jesus estão trabalhando hoje para curar todas as nações e restaurar toda a criação para Deus.


Por que temos 12 tribos?

As 12 tribos e sua divisão

Estas 12 tribos são compostas pelos nomes dos discípulos de Jesus juntamente com os nomes das 12 tribos da era do Antigo Testamento.

Visto que Deus disse que aqueles que não pertencem a estas 12 tribos no fim dos tempos não são o povo do reino de Deus, em Shincheonji, as 12 tribos da Nova Israel Espiritual foram estabelecidas conforme os nomes dos 12 discípulos de Jesus.

Espalhadas por toda a Coreia e no mundo, as 12 tribos têm a missão de espalhar a Palavra Revelada que é testificada pelo pastor prometido que viu e ouviu todos os eventos das realidades cumpridas do Livro do Apocalipse.

Coreia do Sul